segunda-feira, fevereiro 09, 2015

Planejamento Educacional

O que é planejamento?
 O planejamento representa o processo de síntese do conhecimento, constituindo-se em um espaço centrado na aprendizagem, tendo como referência o direito ao acesso aos conhecimentos elaborados histórica e socialmente.
 É uma mediação teórico-metodológica para a ação consciente e intencional. É reflexão. É abordagem teórica. É tomada de decisão. É previsão de uma ação. É intencionalidade.

Objetivos do Planejamento
Resgatar a intencionalidade da ação educativa;
Superar o caráter fragmentado das práticas educativas;
Racionalizar os espaços e recursos para atingir os fins do processo educativo;
Superar as imposições ou disputas de vontades individuais, construindo a participação de todos na Gestão Democrática;
Fortalecer o grupo para enfrentar conflitos e contradições

Fases do Planejamento

Elaborar: ver a ação global em que se está, decidir o tipo de sociedade, de pessoa, de educação, de escola (realidade desejada); verificar a distância entre a realidade existente e a desejada e propor ações, atitudes e normas orgânicas para diminuir esta distância;

Executar: agir em conformidade com o que foi proposto;

Avaliar: revisar cada um dos momentos, cada uma das ações, atitudes e normas e cada um dos documentos derivados, sempre indicando a compreensão de que as  fases do planejamento são inseparáveis.

Dimensões do Planejamento
Planejamento político: capacidade de conceber, operacionalizar, fazer opção no conjunto de valores, de conhecimentos que constituem, para o conjunto de pessoas envolvidas, a dialética entre o horizonte e o “aqui e agora”. Portanto, deve ser construído coletivamente, tendo na dialética uma forma de perceber que mundo é possível ser construído e a favor de quem se destina a educação almejada.

Planejamento operacional: a organização e a dinâmica de relações das opções feitas no planejamento político, sustentadas por metodologias, modelos e técnicas de busca da coerência entre o discurso e a prática. O discurso tem a dimensão política e a prática tem a dimensão operacional.

O planejamento numa perspectiva democrática
Exige relações democráticas de trabalho entre os diversos profissionais e uma relação dialógica entre professor e educando;

É espaço rico e pertinente à democratização das relações e do saber na formação de valores.